ASP.NET MVC, Web API, Razor agora são realmente Open Source

3/28/2012 1:24:30 AM By Felipe Pessoto

Com o apoio do Phil Haack, o ASP.NET MVC é Open Source desde a primeira versão, sendo usado inclusive no Mono. Isso parece ter aberto as portas pra uma Microsoft muito mais Open Source, que hoje além de ter vários projetos Open Source, como MVC, DLR, IronPython, IronRuby, Web Pages/Razor, WebAPI, etc. também está usando vários projetos Open Source em seus produtos, como o jQuery, jQuery UI, Modernizr, recentemente o JSON.NET, entre outros.

Hoje o ScottGu anunciou grandes notícias. Teremos o ASP.NET Web Pages e Web API disponibilizados com a licença Apache 2.0, permitindo que também sejam incluídos no Mono. Além disso, pela primeira vez, qualquer desenvolvedor poderá enviar patches e códigos que serão avaliados pela equipe da Microsoft e se aprovado será integrado ao código fonte oficial dos produtos. Isso é uma grande mudança nos conceitos da Microsoft, ainda não imagino como será o processo para garantir que o código é legitimo e não foi copiado de algum outro produto protegido por copyright, que era uma das preocupações em relação a aceitas códigos do público.

Os códigos fonte serão disponibilidados no Codeplex pelo projeto http://aspnetwebstack.codeplex.com/ usando o recém anunciado suporte para Git, sempre que algum desenvolvedor da Microsoft fizer um checkin teremos o código disponível imediamente.

So You Want To Be a Developer

3/27/2012 11:15:25 PM By Felipe Pessoto

Extra Credits é uma série semanal que fala sobre a indústria de games vista pelos olhos de quem trabalha nela. A quarta temporada comecou com dois episódios com a participação da equipe do StackOverflow, falando sobre o que é necessário para ser um programador, vale a pena assitir.

FujiyBlog v0.3 Novidades. Entity Framework Migrations e MiniProfiler

3/10/2012 11:10:55 PM By Felipe Pessoto

Hoje consegui integrar o MiniProfiler e o Entity Framework Migrations. Normalmente é bem simples, mas como o Blog não é um sistema pessoal apenas, tive que tomar alguns cuidados pra funcionar em todos os ambientes.

O MiniProfiler não funciona em Medium Trust que é muito usado em hospedagens compartilhada. Também tive alguns problema em configurar o Migrations no banco existente, além de fazer de uma forma que funcione tanto no SQL Server, quanto no SQL Server Compact Edition, no final deu tudo certo.

O package do SQL Server Compact também estava com problema, pois atualizaram pra uma versão CTP, e a versão era 4.0.0.1, que não tem permissão pra rodar em Full Trust por padrão no .NET 4, entrei em contato com o ErikEJ, e já está resolvido, porém a versão do package do Entity Framework pra SQL CE ainda precisa ser "revertida".

Com o Migrations vai ficar mais fácil e seguro fazer alterações no banco de dados, isso deve acelerar o desenvolvimento, já que deixei de fazer várias coisas nessa versão pois não queria alterar a estrutura do banco.